Sunday, May 20, 2007

Sabellaria alveolata

Reino: Animalia
Sub reino: Metazoa
Filo: Annelida
Classe: Polychaeta
Número de espécies no mundo: 10.000 (Polychaeta)

Os anelídeos são animais vermiformes, caracterizados por apresentarem uma nítida segmentação ou metamerização externa e interna, incluindo músculos, nervos, órgãos circulatórios, excretores e reprodutores. A metamerização é idêntica, apenas os dois primeiros e últimos segmentos aparecem com estruturas diferenciadas. Ocorrem na água doce, salgada e solo húmido; podendo ser de vida livre, habitando galerias ou tubos. Também podem ser ectoparasitas de vertebrados. Como estrutura de locomoção apresentam sedas (eixos quitinosos denominados parapódios). A epiderme é constituída por epitélio simples, cilíndrico contendo células glandulares e sensoriais. Recobrindo-a encontramos uma cutícula permeável e não quitinosa. Logo abaixo da epiderme aparecem duas camadas de células musculares: uma externa circular e outra interna longitudinal. Os anelídeos são os primeiros animais a apresentarem CELOMA.



NUTRIÇÃO E DIGESTÃO:
O sistema digestivo é completo e apresenta forma tubular.

SISTEMA CIRCULATÓRIO - Consiste de uma série de tubos ou vasos sanguíneos (sistema circulatório fechado).

SISTEMA RESPIRATÓRIO - A respiração pode ser por meio de brânquias em alguns habitantes de tubos

SISTEMA EXCRETOR - É constituído por unidades denominadas nefrídeos, que removem excreções do celoma e corrente sanguínea directamente para o exterior. Cada segmento ou metámero possui um par de nefrídeos.

REPRODUÇÃO - Apresentam seres dióicos com os sexos separados e desenvolvimento indirecto (exemplo, na classe Polychaeta).

A evolução indirecta é feita através da larva Trocófora . Em geral os anelídeos possuem alta capacidade de regeneração .


CLASSE POLYCHAETA

São vermes marinhos distintamente segmentados, apresentando na porção anterior do corpo uma cabeça nítida com apêndice sensitivo (tentáculos), e ao longo dos metámeros numerosas sedas implantadas num par de parapódios laterais.Os sexos são separados, com fecundação externa fundindo-se óvulos e espermatozóides na água do mar. A evolução é indireta com um estágio larval trocóforo de natação livre.

Local de recolha das amostras

Local de recolha das amostras

Sabellaria alveolata